segunda-feira, 4 de maio de 2009

18 de Maio

18 de Maio – Dia Nacional da LUTA ANTIMANICOMIAL

SINTO, LOGO EXISTO: (RE) EXISTIR É VIVER.

Todo ano aqui em Belo Horizonte acontece o desfile da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tan Tan. Apoiadores, familiares, usuários e trabalhadores dos serviços de saúde mental do município participam e celebram com a população da capital mineira uma sociedade sem manicômios.

O tema eixo da manifestação desse ano é sobre o valor e a importância dos sentimentos humanos na luta política. Isso porque na prática em saúde mental, lidamos o tempo todo com os sentimentos e relações. Na luta política que é uma prática na busca pelas transformações é também assim.

A nossa luta por delicadeza está no aprender dia a dia a lida com as diferenças e com os sentimentos humanos na tessitura da convivência. Esta construção pode se dar a partir das trocas e do partilhamento dos sonhos, das dificuldades, das alegrias, das conquistas. Na construção de um outro mundo possível, necessário e justo no qual a solidariedade possa substituir a mais valia como incremento.

Trabalhamos com a loucura, modo de existir e estar no mundo que se contrapõe ao pensamento cartesiano e com as implicações que advêm desse pensamento. Apesar de suas contribuições para a organização do pensamento e avanço da ciência, desconsidera que os seres humanos têm sua subjetividade construída fora do campo da razão, onde as emoções e sentimentos transbordam. Levar isto em conta na relação com esse outro que se apresenta é imprescindível na construção da sociedade sem manicômios.

Para maiores informações sobre o carnaval-manifestação do 18 de Maio desse ano procure o DCE UFMG ou o DA-ICB (8438-3767). Sairemos com um ônibus do Campus Pampulha em direção à Praça Sete que é onde ocorre a concentração para o Dezoitão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário